Para construir uma carreira no ramo da advocacia, assim como em todo ofício, o profissional de direito deve cumprir com alguns requisitos obrigatórios para sua área. A Aprovação no Exame da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) é apenas o primeiro passo na enorme lista de medidas que precisam ser tomadas para se obter sucesso em sua atuação no sistema jurídico. Mas, a grande questão não se encontra na lista de obrigatoriedades que devem ser cumpridas, e sim nas que podem ser feitas. Os grandes escritórios se destacam da média ao irem além do básico, e acrescentar ao seu método de trabalho ideias e ferramentas que garantem o aperfeiçoamento contínuo daquilo que se executa. Entre essas ideias e ferramentas temos como dica:

 

1.Busque o aperfeiçoamento a partir de suas falhas   


Tenha em mente que todo profissional comete equívocos, mas o que diferencia o bom profissional dos demais é que esse sabe identificar onde se encontra suas falhas e fraquezas para que possa trabalhar nelas. Atente-se ao seu trabalho e reconheça quando algo não está ocorrendo como deveria, preocupe-se com o retorno de seus clientes, e mantenha-se receptivo aos sinais e dicas que a equipe que trabalha te dá. Erros acontecem, e sua correção é essencial.


2.Molde-se em seu cliente  

A qualidade do serviço prestado sempre foi o principal critério de retorno da freguesia e, nesse caso, quem decide se o serviço prestado foi bom ou não é o cliente. Atender bem ultrapassa a cordialidade e a educação. Não julgue o seu cliente, descubra-se nele. Entenda que cada contratante possui uma necessidade própria e trabalha de uma forma diferente, o dever do profissional aqui é se adequar a todas as maneiras. Uma boa equipe superar as expectativas e garante que quem contratou o serviço não tenha nada a se queixar sobre ele.

 
3.Mantenha-se conectado

O trabalho jurídico não se restringe ao conhecimento de leis. Assim como tudo nos dias de hoje, os escritórios e profissionais jurídicos estão diretamente ligados ao meio tecnológico. Ter acesso a plataformas que proporcionam a simplicidade e segurança no contato cliente-advogado e te mantém atualizado, com artigos e informações, é essencial. Nesse caso o TodosAdvogados ainda apresenta a possibilidade de conexão entre escritórios de advocacia e departamentos jurídicos de empresas a correspondentes jurídicos em todo o território nacional.

4.Desfrute do software jurídico

A otimização e organização do trabalho no escritório é essencial para que no fim do dia os empregados saiam felizes e os clientes satisfeitos. Possuir um software para gestão integrada especialmente desenvolvido para gestão de escritórios de advocacia, que te proporciona a conexão e administração completa do seu escritório de qualquer lugar faz toda a diferença no serviço oferecido pela sua empresa. Como é o caso do SAJ ADV, um software jurídico para advogados, que ainda apresenta ferramentas para automatizar e agilizar a gestão do seu trabalho -através de integrações, inteligência artificial e modelos padrão de documentos e processos-. Se o serviço é executado através um bom meio o fim será satisfatório.

5.Domine todas as formas de comunicação

 

Um advogado de sucesso domina com maestria a arte da comunicação. Ao interagir com os clientes, outros profissionais, ou ao falar com o tribunal é essencial que seu comunicado seja entendido de forma clara e eficiente para que alcance seus objetivos. Mas a comunicação vai muito além da fala. Textos escritos, e linguagem corporal – e aqui inclui-se desde o contato visual até a postura- são apenas alguns exemplos dos meios pelo qual o advogado transmite sua mensagem. Participar de oficinas de oratória, trabalhar em sua escrita pessoal, e desenvolver conhecimentos sobre a linguagem humana são algumas das formas de garantir a afirmação de uma postura confiante e persuasiva.


6.Viva o momento em que você está

É comum que profissionais de advocacia já saiam da Universidade visando a aprovação em concursos públicos e, o que seria um ótimo plano de carreira, pode se tornar um obstáculo para a atuação profissional dessas pessoas. Em alguns casos o escritório passa ser visto apenas como uma passagem temporária em que seu tempo está sendo gasto até que você alcance o emprego que realmente deseja. Conscientize-se de que por mais que o escritório não seja o seu objetivo final, enquanto for parte dele é preciso se comprometer, reconhecer a experiência proporcionada e se entregar as causas. Um bom profissional sabe que deve dar sempre o melhor de si em toda a tarefa que faz.

7.Trabalhe na sua reputação  


O judiciário é um campo muito competitivo no Brasil. Os profissionais que se destacam e têm o nome lembrado garantem uma clara vantagem no mercado de trabalho. Não sendo uma empresa comercial o profissional de direito não pode se fazer através de publicidade, mas deve-se valer de sua própria reputação. Para moldar seu nome dentro do meio é necessário ter em mente que a construção de uma reputação é um esforço contínuo e diário, e entre as medidas devem ser tomadas estão:   


* garanta que seu trabalho seja feito com qualidade  
* converse com seus clientes e se assegure que o feedback deles seja sempre positivo
* escreva artigos, participe de eventos, e mantenha contato com profissionais que você considera essencial em sua área


Tornar-se uma figura presente no ambiente em que você trabalha é uma forma simples e eficiente de fazer com que as pessoas se lembrem de você.

8. Invista em marketing jurídico

 

Ainda relacionado a competitividade do mercado jurídico e a importância de uma reputação, recorremos agora a uma medida que pode fazer total diferença em um escritório de advocacia. Nesse campo o SAJ ADV além de oferecer gestão para a escritório de advocacia, auxilia no aprimoramento do marketing fazendo com o escritório tenha mais sucesso.

 

A forma como as pessoas olham para o serviço que querem contratar sofre modificações constantes e a necessidade se destacar pode levar, em alguns casos, o escritório a perder o foco do exercício da profissão. É importante que o advogado se mantenha atualizado quanto às práticas de marketing jurídico em blogs de confiança, para que saiba exatamente do que precisa, e não perca tempo com o trivial. Ao buscar o serviço correto você garante a imposição perante o meio judiciário, e o foco nos clientes.

 

9.Ame aquilo que faz

 
Conselhos como “seja apaixonado por sua profissão”, “ame o que faz, e faça aquilo que ama”, entre outras, são vistas em os lugares, mas essa questão não é ressaltada sem motivos. Quando um profissional se compromete com aquilo que realmente gosta de fazer, o seu trabalho se torna bom por consequência. As horas a fio se dedicando a um caso não se tornam tão cansativas e a excelência é alcançada de maneira natural

 

Ciente disso basta que você transforme ideias em atos. Trabalhe sempre na construção do seu eu como capacitado, acredite na equipe que está junto a você e no poder de sua profissão. A jornada profissional não é um caminho fácil, mas a dedicação garante sempre bons resultados.